Reuniões Quinzenais: Terça-feiras às 18:30

Dicas para seu negócio

34 Dicas sobre o WhatsApp

34 Dicas sobre o WhatsApp

Tempo de leitura:

9 minutos

Compartilhe:

Fala galera, tudo bem com vocês?

Pergunto, vocês conhecem alguém que ainda não use o Whatsapp?? Acho que não né, essa ferramenta se tornou aos poucos parte do nosso dia a dia e abaixo vou listar 34 dicas que podem melhorar ainda mais o seu uso.


Obs.: Este conteúdo foi baseado no sistema operacional iOS, mas todas as informações são possíveis via sistema Android, talvez o caminho altere minimamente, mas agora você já sabe que existe, certo? Boa sorte!

Mudar seu número do Whatsapp

Caso você precise trocar de número de celular mas não quer perder suas conversas e contatos do Whatsapp, há uma maneira bem simples de mudar o telefone no próprio app. Vá em suas configurações e procure pela opção “Conta”. Lá, é só clicar em “Mudar o número” e seguir as instruções do aplicativo.

Esconder o “visto por último”

Para não deixar que seus contatos saibam a última vez que você usou o Whatsapp, vá em suas configurações “Conta” e procure pela opção “Privacidade” em sua conta. Selecione o “Visto por último” e escolha a opção “Ninguém”.

Esconder sua foto de perfil

Vá em suas configurações “Conta” e procure pela opção “Privacidade”, vá até a opção “Foto do perfil”. Veja se prefira que só seus contatos possam ver sua foto ou se ninguém poderá vê-la.

Esconder seu status

Para não deixar os outros verem seu status, vá em suas configurações “Conta”, e volte ao menu “Privacidade” e vá até a opção “Status” e marque a opção   “Compartilhar Somente com ”  e clique em “ok”. Dessa forma, você poderá ter mais privacidade!

Deletar sua conta

Em configurações, escolha a opção “Conta” e selecione “Apagar minha conta” para deletar tudo. Mas pense bem, porque depois não há mais volta para recuperar o que você perder.

Gerenciar o download automático de mídias

Uma situação bem chata é quando vídeos, arquivos de áudio ou fotos enviadas a você em suas conversas, são baixadas automaticamente no seu celular. Isso pode ser até perigoso dependendo do tipo de arquivo enviado.

Mas há um jeito bem simples de resolver isso: vá em suas configurações , selecione “Conversas” e desabilite “Salvar Rolo da Câmera”. Assim você poderá escolher se quer continuar baixando arquivos automaticamente ou não.

Fazer backup de suas conversas

Backups de conversa são automáticos no Whatsapp e ocorrem uma vez por dia, mas caso você precise salvá-las em uma hora específica para mandar por email, por exemplo, é bem simples. Vá novamente em  configurações , selecione “Conversas”,  clique em “Backup de Conversas”  e  “Fazer backup Agora”.

Lá você verá o horário do último backup e poderá salvar suas mensagens. É importante notar que esse processo pode demorar um pouquinho se você tiver muitas conversas longas no app.

Mudar seu fundo de tela

Se você não gosta do fundo de tela padrão das conversas do WhatsApp, saiba que é algo bem fácil de mudar. Basta retornar às configurações “Conversas” e selecionar a opção “Papel de parede”. Lá você encontrará diversas opções e poderá mudar o seu papel de fundo de tela conforme desejar!

Usar o Whatsapp no PC

Para não gastar toda a bateria do seu smartphone só falando no Whatsapp, é possível levar suas conversas para o PC. Basta abrir seu aplicativo normalmente, ir em suas configurações e clicar na opção “Whatsapp Web”.

O app pedirá que você acesse o site do Whatsapp Webclique neste LINK para acessá-lo! -, onde verá um código QR. Faça isso de um computador e posicione seu smartphone (que deve estar ainda no app e pronto para escanear o código) na frente da tela para ler o código QR.

A partir daí, sempre que você visitar esse endereço do Whatsapp Web neste computador, poderá conferir suas conversas. Só lembre de não fazer isso em um PC público ou pertencente a outra pessoa, senão é capaz de muita gente ver suas conversas.

Usar o Whatsapp sem um cartão SIM

Há quem não saiba, mas se seu Whatsapp já estiver configurado em um celular, você não precisará mais do seu cartão SIM (o seu chip de telefone). Ou seja, se ele quebrar ou algo do tipo, você poderá continuar usando o serviço do app sem problemas. Caso queira configurar um novo dispositivo sem realmente usar o SIM, basta colocar o chip em outro celular para receber aquele SMS de verificação que o aplicativo sempre manda quando você o usa pela primeira vez.

Conferir o horário exato que uma mensagem foi lida

Essa dica é bem fácil! Para ver mais informações sobre uma mensagem e, principalmente, para ver que horas ela foi lida, é só clicar em cima dela por alguns segundos.

Ela ficará sublinhada e vai aparecer a palavra “Dados” aparecerá na tela. Clique nele para saber mais sobre a mensagem em questão. (dependendo da versão e sistema operacional a visualização pode ser diferente, mas o processo de pressionar para aparecer não muda).

Silencie grupos

Esta opção é ótima para aqueles grupos cheios de gente que não param de falar! Para silenciá-los, arraste a conversa em questão para “esquerda” e clique nos três pontinhos da tela. Lá, escolha a opção “Silenciar”. Você poderá escolher até quando quer que a conversa fique silenciada.

Desative o marcador azul de mensagem lida

Se não quiser que os outros saibam quando você leu uma mensagem, basta ir em suas configurações “Conta” e volte na opção “Privacidade”.  Desabilite a caixinha da “Confirmação de leitura” deverá estar preenchida por padrão, significando que seus contatos sabem quando você leu uma mensagem, já que aquele marcador azul aparece para eles. 

ATENÇÃO: Você também não saberá quando alguém leu suas mensagens.

Envie suas conversas por e-mail

Para isso arraste a conversa em questão para “esquerda” e clique nos três pontinhos da tela. Lá, escolha a opção “Exportar Conversa” você pode escolher se deseja anexar ou não as mídias da conversa! Uma das melhores dicas para o Whatsapp para quem tem informações importantes em suas conversas.

Encaminhe mensagens ou arquivos de mídia

Para enviar algo de uma conversa para outra, basta clicar na mensagem em questão até ela ser selecionada. Clique em “Encaminhar”, selecione tudo que precisa encaminhar e clique na seta que aparece no canto inferior esquerdo  para encaminhar sua mensagem (que pode ser uma mensagem de texto, um vídeo, um áudio ou uma foto) para a conversa que desejar! Essa é outra das grandes dicas para o Whatsapp, já que você não precisará ficar reenviando certas coisas manualmente.

       

Bloqueie um contato no aplicativo

Esta é uma opção bem simples, útil e que muita gente já conhece, mas sempre é bom explicar para que ainda nunca usou. Para bloquear alguém, basta ir na conversa com esta pessoa e clicar em cima do nome ou número (caso não tenha salvo esse contato) role para baixo e clique na  opção “Bloquear Contato”.

Para desbloquear esta mesma pessoa, basta seguir o mesmo caminho e só clicar em “Desbloquear”. Bem fácil, não é?!

Faça o Whatsapp mostrar notificações pop-up

Para receber uma notificação pop-up (aqueles que aparecem na sua tela inicial) sempre que alguém te mandar uma mensagem no Whatsapp, é só ir nas configurações e selecionar “Notificações”. Entre as opções, habilite “Mostrar Notificações” e veja como prefere que o app avise que recebeu novas mensagens.

Verifique suas estatísticas

Se quiser saber como você tem usado o Whatsapp durante todo esse tempo, basta ir em configurações, selecionar a opção “Uso de dados e armazenamento” e clicar em “Uso de rede”. Você verá coisas como quantas mensagens você enviou e recebeu, quantos arquivos de mídia enviou, quantas ligações recebeu, etc. Também é possível resetar essas estatísticas a hora que quiser neste mesmo menu.

   

Chamadas de voz e vídeo em grupo

Agora você não precisa se restringir a grupos de mensagens de texto WhatsApp, afinal, também é possível fazer chamadas de voz e vídeo com diversas pessoas. O app recebeu esse recurso recentemente e permite que até 5 pessoas participem dessas ligações.

Para usar o recurso, você só precisa iniciar uma ligação de voz ou vídeo normalmente e clicar no ícone na parte superior direita da tela. Isso te dará a opção de adicionar mais pessoas da sua lista de contatos.

Restringir mensagens em grupos

Outro recurso bem interessante que foi adicionado a pouco tempo é a possibilidade de restringir mensagens em grupos do WhatsApp. Desta forma, os administradores de grupos acabam tendo mais controle e podem até acabar com discussões rapidamente e com facilidade.

É claro que isso também pode ser usado para pessoas que precisam fazer grupos só para realizar certos avisos. A opção pode ser encontrada nos ajustes do grupo e pode ser alterada a qualquer momento.

Arquivar conversas

Se antes era necessário arquivar conversas do Whatsapp de maneira individual, agora você pode fazer isso com várias delas de uma só vez. Isso ajuda bastante no caso de pessoas que possuem chats antigos que não usam mais.

Para arquivar as conversas, basta  clicar em “Editar” no canto superior esquerdo da tela selecionar outras conversas que deseja arquivar. Por fim, é só clicar em “Arquivar” no canto inferior esquerdo.

Esconder conversas

Já que mencionei a possibilidade de arquivar conversas no WhatsApp, vale falar de outra utilidade deste recurso. Você pode usar a opção simplesmente para esconder conversas particulares.

Todas as conversas arquivadas ficam guardadas dentro do app, então você pode encontrá-las e voltar a usá-las a qualquer momento. Basta ir arrastar duas vezes para baixar  e clicar na opção “Conversas arquivadas”.

 Apagar mensagens

Por mais tenha parecido algo impossível no passado, agora dá para apagar mensagens mesmo depois delas terem sido enviadas no WhatsApp. É claro que há um limite de “7 minutos” depois de seu envio, mas ainda é algo muito útil.

Isso serve para casos de envio de uma mensagem para o contato errado ou até por algum arrependimento. Para fazer isso, basta pressionar a mensagem e clicar em “Apagar” selecionar uma ou mais mensagem e clicar no ícone de lixeira no canto inferior esquerdo. Então, você pode selecionar para quem deseja apagar, seja apenas você  ou para todos.

Desativar prévias de notificações

Em muitas situações, a maioria das pessoas não quer que suas mensagens pessoais apareçam na tela de bloqueio do celular. Felizmente, o WhatsApp permite que você desative as prévias de notificações.

Para fazer isso, ir nas configurações e selecionar “Notificações” e desativar a opção “Mostrar Prévia“. Dessa forma, você só verá que recebeu uma notificação de um de seus contatos no app.

 Reduzir o uso de dados em ligações

Caso precise fazer alguma chamada de voz ou vídeo enquanto estiver usando os dados móveis, há uma maneira de reduzir o seu uso de dados. Para fazer isso, basta ir em configurações, selecionar a opção “Uso de dados e armazenamento” e clicar em “Baixo uso de dados” .

26. Formatação de mensagens

Caso queira mandar mensagens mais expressivas no WhatsApp, você pode usar os diferentes tipos de formatação. Basicamente, é possível deixar seu texto em negrito, itálico ou riscado.

Para usar o negrito, você precisa colocar um “*” antes e depois da palavra ou frase que estiver escrevendo. 

Para usar o itálico, você precisa colocar um “_” antes e depois da palavra ou frase que estiver escrevendo. 

Caso queira riscar a mensagem, é só colocar um “~” antes e depois da palavra ou frase que estiver escrevendo. 

Para entender melhor, basta seguir estes exemplos: *teste do negrito* ; _teste do itálico_ ;  ~teste do texto riscado~.

 Sair de grupos permanentemente

Caso alguém tenha te adicionado em um grupo que você não queira participar, é fácil de sair dele permanentemente. Você pode bloquear a pessoa que te adicionou ou simplesmente sair do grupo. Depois de sair duas vezes, o próprio WhatsApp impede que as pessoas te adicionem novamente.

Para sair de um grupo basta arraste a conversa do grupo em questão para “esquerda” e clique nos três pontinhos da tela. Lá, escolha a opção “Sair do grupo”.

 

Baixar seus dados e configurações

Caso você queira um relatório com suas informações, dados e configurações armazenados no WhatsApp, agora dá para solicitá-lo diretamente no app. Basta ir nas configurações do aplicativo, clicar na opção “Conta” e selecionar “Solicitar dados da conta”.

Privacidade do Status

Entre diversas opções novas de privacidade do WhatsApp, existe a possibilidade de determinar quem pode ver o seu status no app. Felizmente, o método é bem simples de se realizar.

Para fazer isso, vá em suas configurações “Conta”, e clique no menu “Privacidade” e vá até a opção “Status”. Em seguida, é só escolher quem poderá ver o seu Status.

Fixar conversas no topo

Embora você possa ter diversas conversas ativas no WhatsApp, é possível que haja um chat em especial que você use sempre. Agora é possível fixar essas conversas específicas no topo do app, de forma que você não precisa mais ficar procurando por elas entre outros chats. Para fazer isso, arraste a conversa em questão para “direita” e clique no ícone de pino.

 Apagar histórico de conversas

Caso queira se livrar de todas as suas mensagens antigas no aplicativo, é possível simplesmente apagar o histórico de conversas. Para fazer isso, você deve ir nas configurações do aplicativo e clicar em “Conversas”.

Em seguida, selecione se prefere apenas “Limpar todas as conversas” ou se quer “Apagar todas as conversas”  por completo. Uma maneira fácil de evitar que gente enxerida fique de olho em suas conversas.

   

 Compartilhar sua localização

Em uma de suas atualizações recentes, o WhatsApp adicionou a opção de compartilhar sua localização com seus contatos. É claro que isso pode ser bem útil tanto para alguém que precisa de te encontrar ou por motivos de segurança.

Antes de tudo, você precisará estar com seu GPS ligado no smartphone. Com isso feito, clique no ícone de “mais” no canto inferior esquerdo e escolha a opção “Localização”.

Depois, basta clicar em “Compartilhar localização atual” e decidir por quanto tempo a sua localização será mostrada ao contato em questão. Vale lembrar que isso não leva em conta apenas o local que você está na hora do compartilhamento, já que a localização é exibida em tempo real.

Enviar fotos na qualidade original

Você já deve ter percebido que há uma perda de qualidade quando se envia ou recebe uma foto através do WhatsApp. Isso acontece porque o aplicativo comprime o arquivo para que ele não fique muito pesado.

Isso é ótimo para fotos casuais enviadas no dia a dia, mas você pode se deparar com uma situação em que quer enviar a imagem na qualidade original. Para fazer isso, clique no ícone de “mais” no canto inferior esquerdo e escolha a opção “Documento” em vez de “Galeria”.

Você terá a opção de checar suas fotos na pasta de arquivos do seu smartphone. Com isso, basta escolher a imagem e enviá-la como documento, o que preservar seu tamanho e qualidade original.

Ver o Status sem ninguém saber

Pouca gente sabe, mas também é possível conferir o Status dos seus contatos sem que eles saibam. O melhor é a maneira de fazer isso é similar ao jeito que você remove a confirmação de leitura das mensagens recebidas.

Por isso, basta ir nas suas configurações, clicar em “Conta”, selecionar “Privacidade” e desativar o recurso “Confirmação de leitura”. Bem simples, não é.

 

Espero que tenham gostado e utilizado pelo menos uma das dicas acima.

Até o próximo post onde vamos dar dicas sobre o Whatsapp Business.